Capítulo 1
1 O monte e o tabernáculo são como ouro puro, coroa farás e não ficará envergonhado o oprimido, nem o necessitado. 2 O inferno tu formaste, e também as nações que desprezam ao criador. Tua força vence os bois ? Teu pai é homem conselho dos anciãos, o Senhor é quem te ajuda. 3 Todavia Moisés era pequeno mas grandíssimo o fizeste. 4 Deus do sol, da madeira, do cobre e do ouro, não sou, deuses retos de coração terão juízo vós todos ? 5 Cuidado com sua alma ímpio, de todos sou Altíssimo e na glória meu é o nome. 6 Eu Sou quem levo alívio ao oprimido, e ao triste.7 A violência deles registro na casa de Israel. Sabe do seu coração, e da sua alma lembrou, justiça fez, és o Altíssimo. 8 Voz, louvores e conhecimento não rejeitas, habitas nas minhas consolações e fidelidade. 9 Homem segundo a verdade procuro, e de coração completo como Abraão. 10 Deus do altar, a centenas fez sacerdotes e a outros, puseram se como a terça parte dos caídos, e coisas sagradas arruinaram.
Capítulo 2
1 Setecentas almas dentre cinco buscardes a Deus, pela face do coração. 2 Destruirei seus ídolos e os da casa de seu pai com dores de parto. 3 Prego honra por opróbrio e água aos sedentos, cansei me filha do vexame. 4 Descendentes do Senhor envolverei e com alegria abrirá um lugar para sua glória. 5 Produzir como minha vinha diz um, outro, quer o valente e com formosura. 6 Faz o profeta voltar para trás descendente dos infernos. 7 Pedra persegui coluna ? Manda com soberba e se diz verdadeira com os céus, beneficiencia quer, mas só terá aflição. 8 Dízimos trás a casa do Senhor mas o que me agrada é que deixes sua transgressão, e que não sirva a outros deuses.
Capítulo 3
Gozar das boas obras do lavrador, faço memória de ti, pois, na vida eterna comigo não entrarás. 2 Ninguém milita ensinando fiéis, mas aflições ensinam. Condena os santos, sua cabeça e seu cabelo, na minha destra tenho sete estrelas. 3 Oriento aqueles juntos a Simeão cinco mil são eles. 4 Criaturas tem no mar nas campinas, santuário de vergonha com maldade é a prova da minha vingança. 5 Animais e aves são tem imagem fundida na extremidade da Terra. Exércitos, relâmpagos e vapores no bosque do Líbano. Cidades, ferrolhos e munições tinha Salomão, e Jerusalém tinha domínio. 6 O profeta disfarçou se, trezentos foram para fora morrendo, o fogo consumidor esteve por 40 noites.
Capítulo 4
1 Amargura e holocaustos é a quarta maldade. 2 Grandes coisas fez o Senhor todos os dias, ordenou estatutos a seus filhos. 3 Um dos doze edifica ao Senhor dos Exércitos, Salomão serviu o mal. 4 Segredo de amigo vosso Deus tem prova. 5 Sonhos de sonhador amais ao vosso Senhor. 6 Seu louvor cobriu os céus e castigado foi a castidade da sua glória e louvor. 6 Inimigos, o fogo te consumirá, povo que em bocas tem mentira, cheia de mentiras.
7 O soberbo congrega para o sepulcro com 3 filhas. Amigos, maldade e adultério.
Capítulo 5
1 Possui tudo no entanto és destruído. Convertereis a mim e esforça te em oração com tua vida ofertada no altar discípulos, ai sim verão a Deus. 2 Produzi fruto digno, diz o Senhor.